EDVALDO PEREIRA LIMA

Meu campo é o desenvolvimento de pessoas, para a vida e a carreira. Meu propósito é inspirar sua caminhada, neste acelerado tempo disruptivo que vivemos.

O instrumento que ofereço?

Histórias.

Preferencialmente, histórias da vida real, ou nela inspiradas. As dos outros, as suas.

Aponto o caminho, trago itens para a viagem. Mas a jornada é sua. Ajudo você a decifrar as pérolas de aprendizado que inspiram sua própria trajetória pela vida, escondidas nas narrativas. Todas elas, porém, se oferecendo a você. Decifra-me, deixe-me tocar sua mente e seu coração, para o seu próprio benefício, gritam as histórias.

A visão e as ações que compartilho têm base de horizontes integrais, sistêmicos, holísticos, multidimensionais, transdisciplinares, orgânicos. Tudo junto, aqui e agora. Tudo entrelaçado, pois é assim que é tudo o que existe, nos mostra a física quântica. Tudo simplificado para você, apresentado em síntese que faz sentido.

O convite é para o embarque numa aventura rumo a si mesmo e à sua relação com o mundo, no território profissional e pessoal. Impossível separar os dois.

O mapa principal é a Jornada do Herói, esse padrão universal de compreensão do desenvolvimento humano. Que é também método de estruturação de narrativas. As histórias, especialmente no cinema de Hollywood, estão frequentemente organizadas em torno da Jornada. Adaptei o método para histórias da vida real.

O modo de tudo acontecer?

Palestras com tempo médio de 75 minutos, incluindo exercícios e dinâmicas individuais e de grupo.

Prefere algo mais clássico?

Tudo bem.

Sou palestrante, story coach, escritor, jornalista, professor universitário. Considero-me também educomunicador. Educo pela comunicação.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – onde lecionei por muitos anos na Escola de Comunicações e Artes –, fiz pós-doutorado em Educação na Universidade de Toronto. Já fui professor-visitante em universidades do exterior, em Londres, Florença, Medellín.

Também tenho graduação em Turismo. Fiz cursos paralelos em psicodrama pedagógico e coaching.

Cobri o setor de aviação comercial, no Brasil e no exterior, para a publicação mundial número um nesse campo especializado, Air Transport World. Também fui assessor de imprensa no segmento de viagens e aviação, prestei serviços à Emirates Airline e outras empresas aéreas.

Autor de 15 livros publicados, além de capítulos e coautoria de outras obras, muitos artigos acadêmicos. Dentre os livros para o público acadêmico, destaca-se Páginas Ampliadas – O Livro-Reportagem Como Extensão do Jornalismo e da Literatura – Jornalismo Literário, que se tornou uma obra seminal na área. Para o público geral, destaques para O Mentor, a biografia-perfil de Roberto Shinyashiki, Por Trás do Tapete Mágico – Histórias da Aviação, Maestro de Voo – Pedro Janot e Azul – Uma Vida em Desafios.

Também criei o método Escrita Total® de redação e escrita criativa, publicado em livro com esse mesmo título, no sistema editorial Clube de Autores. Recursos do método são utilizados nas palestras.

A matrix da minha caminhada pela vida? Meu propósito-motriz?
Compartilhar conhecimentos, traduzi-los, simplificar. Integrar conteúdos de diversas fontes. Tudo para ajudar as pessoas a ampliarem percepções de vida e carreira. Abrirem-se para o melhor do crescimento em qualidade delas próprias e do mundo. E das suas habilidades para vencer os desafios do destino.

Meu principal presente, como mentor, para inspirar você nessa navegação pelos seus céus e mares de possibilidades de transformação?

As histórias.

Os recursos auxiliares?

Toda a arte do storytelling, na versão que vem do jornalismo literário. E instrumentos de apoio como a visualização criativa e os mapas mentais, entre outros.

O mapa e o GPS de fronteiras de vanguarda do conhecimento eu compartilho com você.

Guio os seus passos.

Mas a jornada é sua.